NewsHomeFAQSearchRegisterLog in
Play Billiards with Gamezer Professionals
 Share | 

Danças culturais brasileiras

View previous topic View next topic Go down 
Go to page : 1, 2, 3, 4, 5  Next
AuthorMessage
; Lipy 7
VIP Member

Registration: 2010-05-21
GzWorld Level: Top Level
Gamezer Team: Esquadrão do Gamezer

PostSubject: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 08:59

O Brasil é um país cheio de diferenças culturais e isso se expõe na dança.
De norte á sul, a dança é uma forma do povo brasileiro expressar sua alegria, seu jeitinho debochado de levar a vida.

Cada povo brasileiro têm sua maneira especial de repassar hereditáriamente um determinado contexto cultural através da dança. Na região norte, por exemplo, encontramos danças como o Boi-Bumba e a Dança de Iansã, já na região centro-oeste é diferente, podemos encontrar danças mais indígenas interiormente, o contrário da região sul, onde as danças como a Congada, dança de espadas, dança circular, Abi de afaria, entre outras recebem diretamente uma influência mais européia, e já a região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana com suas danças como o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado entre outras danças nordestinas.

A região Sudeste é caracterizada pelo samba, pagode, pela quadrilha, e outras danças mais modernas como o funk, o hip-hop, e o black. Alguns sites oferecem uma ampla lista das danças brasileiras onde você pode encontrar até vídeos com as coreografias das danças.

Neste tópico irei mostrar um pouco do que sei e do que pesquisei sobre as danças
culturais brasileiras. Irei fazer pequenos resumos com meu entendimento também!

Last edited by ; Lipy 7 on 14/11/2011, 15:34; edited 1 time in total
Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:03

Nordeste

Em geral o mundo vê o povo nordestino como aquele povo sofrido, nos quais a midia faz
questão de divulgar nossas dificuldades gerais, tais como, falta de agua, seca etc.. Porém, nossas
riquezas culturais vão além das dificuldades encontradas no cotidiano.. O povo nordestino é um povo
feliz e diferente do que relatam nas novelas, etc.. Não somos um bando de analfabetos que nascemos
para trabalhar para os outros.

{Doeu digitar isso}

Então venho mostrar a vocês nossas riquezas culturais, através das danças mais populares
que introduzem contextos que vão além dos movimentos.

______________________________________________________________________________________
Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:05

Bumba meu boi

O Nordeste é considerado berço das principais variedades, tais como: boi calemba, bumba (Recife), boi-de-reis, boi-bumbá (Maranhão, Pará, Amazonas), Três pedaços (Porto da Rua, Porto de Pedras) em Alagoas. A narrativa encenada sobre o boi é muito semelhante nas diferentes regiões do país. No Maranhão, o boi é tocado com pandeirões e roncador (uma cuíca enorme, de som grave). No sul utiliza-se o acordeão. Mas um dos mais populares nos últimos anos é o boi-bumbá no Amazonas. O folclore caboclo é celebrado nas fantasias dos blocos de boi-bumbá, versão amazonense muito popular do bumba-meu-boi.

Bumba-meu-boi, boi-bumbá ou pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Hoje em dia é muito popular e conhecida.

A origem

A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Esta essência se originou da lenda de Catirina e Pai Francisco,origem nordestina, que sofreu adaptação à realidade amazônica. Dessa forma, reverencia o boi livre e nativo da floresta Amazônica, bem como a alegria, sinergia e força das festas coletivas pindoramas (pindoramas = indígenas - a palavra índio e indígena derivam da falsa impressão dos "descobridores" de terem chegado a Índia, sendo que a terra Brasileira era então nomeada por seus nativos de Pindorama).

A festa do Bumba-meu-Boi surgiu no nordeste do país, mais especificamente no Estado do Piauí, pois a região onde hoje se situa o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado. Ainda hoje a figura do vaqueiro é marcante e faz parte da cultura piauiense, além de ser um personagem típico no estado. Mas foi no Estado do Maranhão que o Bumba-meu-Boi foi mais popularizado e exportado para o Estado do Amazonas com o nome de Boi-Bumbá, visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, realizado desde 1913.

______________________________________________________________________________________

Last edited by ; Lipy 7 on 13/2/2011, 09:08; edited 1 time in total
Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:06

Ler mais sobre: [You must be registered and logged in to see this link.]

Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:08

Capoeira

[You must be registered and logged in to see this link.]

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, dança, cultura popular e música.

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a Capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.

Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes;

História

A Capoeira chegou no século XVI ao Brasil, com os escravos africanos. Sua prática era aplicada com os pés e a cabeça para defenderem-se dos europeus, lutavam com as mãos, tanto para o ataque quanto para defesa. A capoeira foi camuflada na forma de pantomimas mímicas e danças, para evitar a repressão dos senhores de escravos e da polícia. Sempre ao som da música de berimbaus, da boca e das palmas, sua prática tornou-se popular em todo o país.

Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:09

O contexto histórico da capoeira é muito amplo e me toca emocionalmente, saber que minha
raça há anos atrás produziu algo tão genial para se defender, uma mistura de dança e luta
que me encanta, tenho muita vontade de aprender!

Ler mais sobre Capoeira: [You must be registered and logged in to see this link.]

Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:12

Frevo

Essa dança de rua e salão é a maior atração do carnaval pernambucano. Característica pela marcha de ritmo sincopado, violento e frenético, trata-se de uma dança coletiva, que se desenvolve em meio à multidão até ferver. Essa idéia de fervura (que o povo pronuncia frevura, frever) deu origem ao nome "frevo". O frevo possui um andamento semelhante ao da marchinha carioca, mais pesada e barulhenta, mas com execução vigorosa e estridente como a de fanfarra. Seu símbolo é o guarda-chuva, que serve para manter o equilíbrio dos passistas. O curioso é que a coreografia dessa dança de multidão é individual. Seus foliões dançam de modos diversos, são raros aqueles que fazem gestos iguais.

O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco[1][2][3], misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.

Ritmo

Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte[2].

Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganhou características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos.

Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:14

Eu assumo, o frevo é típico aqui de meu estado "Pernambuco" inicialmente, eu achava muito
estranho e só gostava porque tinha garotas lindas dançando, mas, depois que passei
a compreender a história e o significado cultural do frevo, me apaixonei!

Ler mais sobre: [You must be registered and logged in to see this link.]

Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:15

Para não ficar exaustivo, em breve postarei mais!

Alguem tem duvidas?

Back to top Go down
Pedro

Registration: 2010-06-26
GzWorld Level: Profi Level
Gamezer Team: The Mystery Hole Group | Special Team :: Created: 27.07.2008 Gamezer Group Room Members: +22.000

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:19

Bumba meu Boi é do meu nordeste!

Capoera é muito bom, tava penssando em fazer...

Gostei Lipy.
Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:21

Pedro wrote:
Bumba meu Boi é do meu nordeste!

Capoera é muito bom, tava penssando em fazer...

Gostei Lipy.

Que legal irmão, quando tiver um tempo leia tudo com atenção!
Razz

Back to top Go down
Ana Caroline!

Registration: 2009-07-28
GzWorld Level: Master Level
Gamezer Team: E5

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 09:43

Tenho uma dança cultural aqui da minha região (Pará) o Carimbó, depois posto sobre ele aqui para vocês
Back to top Go down
; Lipy 7
VIP Member

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   13/2/2011, 10:09

Já ouvi falar, posta mesmo.. Adoraria ler sobre!

Excitin

Back to top Go down
Augusto

Registration: 2009-06-13
Gamezer Team: Lendários da Noite Team

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   14/2/2011, 12:57

Boa idéia Lipy ! :D
Back to top Go down
Ana Caroline!

Registration: 2009-07-28
GzWorld Level: Master Level
Gamezer Team: E5

PostSubject: Re: Danças culturais brasileiras   15/2/2011, 04:53

Dança do Carimbó

História:

A mais extraordinária manifestação de criatividade artística do povo paraense foi criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semi-deuses.
Inicialmente, segundo tudo indica, a "Dança do Carimbó" era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Quando os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambá começaram a aperfeiçoar a dança, iniciando pelo andamento que , de monótono, passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano.

Por isso contagiava até mesmo os colonizadores portugueses que, pelo interesse de conseguir mão-de-obra para os mais diversos trabalhos, não somente estimulavam essas manifestações, como também, excepcionalmente, faziam questão de participar, acrescentando traços da expressão corporal característica das danças portuguesas. Não é à toa que a "Dança do Carimbó" apresenta, em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitanas, como os dedos castanholando na marcação certa do ritmo agitado e absorvente.
Back to top Go down

Danças culturais brasileiras

View previous topic View next topic Back to top 
Page 1 of 5Go to page : 1, 2, 3, 4, 5  Next